sábado, 3 de julho de 2010

Sobre Veneza



Veneza é, talvez, o destino mais conhecido da Itália. Todo mundo sabe que é a cidade com canais em vez de ruas e barcos ao invés de carros. Ao contrário do que muitos pensam, não são necessários muitos dias para conhecer o básico da cidade. Vamos ficar um dia e meio, e já acho bastante. Quando eu fui em 2005, não deu nem um dia inteiro e já vi bastante coisa. Claro que, se vc puder, é bom que fique mais e conheça as particularidades da cidade, as ilhas próximas (Murano é bem famosa pelos cristais). Mas para o básico, que inclui a Piazza e a cateral de San Marco, o Palazzo Ducale, o Gran Canal e se perder nas ruas que parecem labirintos, acho que vamos ter tempo suficiente.

Em Veneza existe o famigerado passeio de gôndola. Minha opinião é que isso é um dos maiores pega-turista do mundo. Por que pagar perto de €100 (isso mesmo, quase R$250!!!) pra ficar meia hora num barco que parece um caixão conduzido por um italiano com cara de malandro, quando se pode passear pelos canais com os vaporetto e caminhar ao longo das ruas beirando os canais pagando-se pouco ou nada?

Dias atrás li uma notícia interessante sobre Veneza, a qual dizia que o governo veneziano está preocupado com o êxodo de moradores da cidade. Veneza tem se tornado um lugar muito caro. O fluxo de turistas está aumentando ao longo dos anos e a maioria dos prédios está se tornando hotéis, restaurantes e lojas. Aliado a isso tem o fato de que milionários de toda parte do mundo têm comprado imóveis de veraneio na cidade, o que inflaciona os preços, e deixando esses imóveis vazios a maior parte do tempo. Os venezianos nativos estão se deslocando para fora da cidade, indo pra lá só pra trabalhar. Gostei da analogia do prefeito da cidade, que disse: "tenho medo de que Veneza se torne um parque temático".

De Veneza sairemos bem cedinho pra chegar de manhã em Milão e aproveitar o último dia de viagem.

Nenhum comentário: